POR QUE A ADVANZA?

Segundo nossos clientes, o maior diferencial da ADVANZA está centrado na competência técnica, no profissionalismo, na qualidade do serviço e, principalmente, na capacidade de gerar um relacionamento agradável e produtivo.

Gostamos de pensar que nossa competência técnica está relacionada com a capacidade de reconhecer e aplicar a combinação mais eficaz de técnicas e métodos para cada situação em particular. Somos apaixonados por originalidade e inovação, por isso, também fizemos do binômio intuição e flexibilidade um grande aliado.

O profissionalismo vem do profundo respeito às pessoas, às organizações e aos contratos que norteiam nossos relacionamentos. Só prometemos o que podemos cumprir. Somos francos com os clientes, oferecemos nossos pontos de vista e opções de ação, mas não somos donos da verdade. É o cliente que tem a responsabilidade pelas decisões.

A qualidade do serviço é um elemento subjetivo. Tudo o que fazemos é dar o melhor de nós aos clientes. Disponibilizar nosso conhecimento e nossa experiência, buscar as melhores soluções, muitas vezes entregando mais do que foi prometido.

De todos os fatores que destacam a ADVANZA, o relacionamento com o cliente é o que mais nos orgulha e estimula. Acreditamos que tudo que acontece na vida pessoal e profissional é impulsionado pela força dos relacionamentos. Cuidar das relações e dos vínculos faz parte da nossa missão. 

Algumas das teorias, técnicas e métodos empregados pela ADVANZA:

ENEAGRAMA DAS PERSONALIDADES

O eneagrama é um sistema dinâmico e preciso que postula a existência de nove tipos distintos e específicos de personalidade, caracterizados por seus padrões de pensamento, sentimentos e ação. É também um poderoso modelo para desenvolvimento pessoal e de organizações.

Cada tipo de personalidade do Eneagrama é desenvolvido a partir de uma crença central sobre o que é necessário fazer para sobreviver e para obter satisfação na vida. A descoberta do seu tipo no eneagrama ajuda o indivíduo a conhecer-se melhor e a lidar com suas características de personalidade, suas motivações e mecanismos de defesa, e a se relacionar melhor consigo e com os outros.

Cada tipo de personalidade tem seu perfil profissional característico, seu estilo de gestão e de liderança e suas tendências comportamentais no trabalho em equipe. Por esta razão, o eneagrama vem sendo aplicado com grande sucesso em corporações, tais como a Boeing, a Disney, a Sony, a Motorola e muitas outras. Entre os inúmeros benefícios que a aplicação do eneagrama traz às empresas e aos seus colaboradores, podemos citar:

• Melhor trabalho em equipe
• Desenvolvimento de lideranças
• Melhor comunicação interna e externa.
• Aumento da motivação dos colaboradores
• Maior capacidade de assumir responsabilidades
• Melhor aproveitamento dos talentos dos colaboradores

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS ORGANIZACIONAIS

As constelações sistêmicas organizacionais são uma aplicação do método terapêutico de constelações familiares sistêmicas de Bert Hellinger ao coaching e à consultoria em organizações que desejem realizar mudanças.

O método leva em conta a teoria de sistemas e valoriza sobretudo a relação de interdependência entre suas partes. Ele parte do pressuposto que uma mudança em qualquer parte do sistema gera mudanças em outras partes, que, por sua vez, influenciam o elemento que iniciou o processo de mudança.

O sistema ao qual pertence o cliente é representado através de objetos ou pessoas, formando uma configuração chamada “constelação”. O consultor ou coach realiza intervenções nas partes do sistema buscando o equilíbrio dinâmico das seguintes necessidades:

• O vínculo ou pertinência dos elementos ao sistema.
• A ordem social, ou posição que um elemento ocupa no sistema.
• O equilíbrio entre dar e receber, dando à geração seguinte como uma forma de compensação pelo que se recebeu da geração anterior.

Este método sistêmico é uma forma poderosa de esclarecer papéis e de melhorar relacionamentos, colocando o cliente na posição de observador ativo do sistema ao qual pertence. Sua aplicação em consultoria e coaching permite tratar com eficácia as disfunções sistêmicas mais comuns em empresas, como por exemplo:

• Falta de foco
• Baixa produtividade
• Falta de confiança mútua
• Falta de comprometimento
• Incapacidade para tomar decisões
• Dificuldades no exercício da liderança
• Problemas de sucessão administrativa
• Dificuldades em momentos de transição
• Falta de responsabilidade pelos resultados.
• Problemas na comunicação interna e externa
• Incapacidade de resolver problemas e conflitos
• Conflitos culturais em casos de fusões e aquisições

ANÁLISE TRANSACIONAL

A Análise Transacional (AT) é uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e mudança pessoal criada pelo psiquiatra canadense, naturalizado americano, Dr. Eric Berne (1910-1970) a partir do final da década de 50. AT foi desenvolvida para aplicação individual e em grupo, tendo sido adaptada para emprego em organizações e empresas, com muito sucesso. O objetivo final da AT é levar o indivíduo a alcançar o estado de “autonomia”, no qual ele tem o controle de sua própria vida e aceita a responsabilidade por seus sentimentos, pensamentos e comportamentos.

AT introduziu o conceito de “OKeidade”, associado a condutas positivas e adequadas e à autonomia de vida. É uma teoria de fácil assimilação, que utiliza gráficos simples e figuras geométricas elementares para representar o que acontece na personalidade e na interação entre indivíduos e grupos.

AT em organizações

As organizações – sejam elas: empresas, associações ou outros grupos formais – são formadas por seres humanos com suas características próprias, sua cultura, suas necessidades e seu potencial a ser desenvolvido.

Muitas organizações, repletas de bons profissionais, enfrentam problemas ou têm dificuldades de criar as condições adequadas para atingir suas metas e funcionar harmonicamente. Outras organizações obtêm um ótimo desempenho nos negócios, apesar de seus colaboradores se queixarem de falta de motivação e não se realizarem como pessoas.

A AT pode ser empregada para diagnosticar as causas de problemas, criar oportunidades de melhoria das condições de trabalho e ajudar colaboradores e organizações a alcançarem seu potencial máximo, com saúde e harmonia.

Entre os principais focos de aplicação da AT em consultoria organizacional estão:

• Formação de equipes
• Avaliação de desempenho
• Desenvolvimento de Líderes
• Motivação dos colaboradores
• Comunicação interna e externa.
• Resolução de problemas e conflitos
• Desenvolvimento de competências comportamentais

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

A Programação Neurolinguística, também chamada de PNL, é o estudo da experiência subjetiva do ser humano e da influência que a linguagem possui sobre nossas mentes e nossos comportamentos.

Surgiu nos Estados Unidos, em 1975, quando o matemático Richard Bandler e o linguista John Grinder decidiram pesquisar como o ser humano codifica a experiência da realidade exterior em seu cérebro e como se pode conhecer e transferir a excelência humana de um indivíduo para outro.

A PNL se propõe a usar a linguagem, verbal e não-verbal, para programar nosso sistema neurológico a adquirir novas crenças, valores e comportamentos, alinhados com a nossa vontade de se alcançar um desempenho desejado.

Além de uma coletânea de técnicas, a PNL é considerada por muitos autores como uma mentalidade ou uma filosofia de vida e pode ser aplicada com muito sucesso em indivíduos e em organizações.

PNL em organizações

Assim como os seres humanos, as organizações podem ser consideradas sistemas complexos, que desenvolvem cultura e hábitos relacionados com suas origens, seus anseios e objetivos e com os recursos de que dispõem.

O desempenho das organizações não é a soma direta do desempenho individual dos seus colaboradores, pois diversos fatores internos e externos influenciam seus resultados, podendo causar restrições ao atingimento de metas corporativas estabelecidas.

Uma liderança ineficaz, por exemplo, pode neutralizar uma equipe de bons profissionais. Novas regras da economia, a especialização da concorrência ou a introdução de produtos inovadores podem tirar empresas do mercado rapidamente, caso sua cultura organizacional não suporte as mudanças necessárias para ajustar-se a um novo rumo.

Resistências internas a mudanças podem representar a dificuldade natural das pessoas em abandonar padrões de comportamento inadequados. A PNL cria meios para implementar as mudanças no nível pessoal e organizacional, facilitando o alinhamento de crenças, valores e comportamentos dos colaboradores e da empresa.

Eis alguns focos de emprego da PNL:

• Comunicação
• Motivação dos colaboradores
• Resolução de problemas e conflitos
• Elaboração e atingimento de objetivos e metas
• Mudanças de comportamento, crenças e hábitos
• Avaliação de desempenho individual e de equipes


ENEAGRAMA DAS PERSONALIDADES
CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS ORGANIZACIONAIS
ANÁLISE TRANSACIONAL
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA